A XRE 300 é uma autêntica herdeira da linhagem de motos de uso misto da Honda. Essa história começou ainda com a chegada da XL 250R no Brasil. Desde então, a fabricante colocou uma gama de motos de uso misto no país, como as antigas XLX e NX.
Honda XRE 300: ficha técnica, consumo, fotos
A XRE 300 foi lançada no mercado nacional em 2009, apresentada junto da CB 300R. Em comum, além do motor, ambas as motos tinham a responsabilidade de substituir produtos fortes no mercado. Enquanto a nova naked ocupava o lugar da CBX 250 Twister, a XRE 300 substituiu a XR 250 Tornado e também a NX4 Falcon 400, tudo de uma vez só!
O motor de 300cc também era novo, um monocilíndrico refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica e com exatos 291 cm³. Essa usina entregava potência de 26,1 cv, a 7.500 rpm e 2,81 kgfm aos 6.000 giros, com câmbio de cinco marchas.
Inicialmente, a recém-lançada XRE 300 custava R$ 12.890 – em tempos de salário mínimo de R$ 465. Além disso, o modelo estava disponível nas cores metálicas amarelo, preto e vermelho.
XRE 300 e os problemas no cabeçote
A Honda XRE 300 nasceu compartilhando o motor com a CB 300R. Segundo a marca, um novo motor baseado no das antigas Tornado e Twister 250, porém redimensionado, partindo dos 249 cc para os 291 cc.
E devido à pequena espessura das paredes do cabeçote, onde as velas ficam alojadas, o conjunto apresentava superaquecimento. Inúmeros proprietários relataram problemas com trincas nos cabeçotes. Segundo a Honda, em 2016 o problema foi sanado.
A fabricante incluiu ajustes, como a adoção de componentes redimensionados e o desenvolvimento de um novo cabeçote. Foi o suficiente para manter a XRE no mercado, embora a versão naked CB 300R tenha sido tirada de linha definitivamente.
Atualizações da Honda XRE 300
Ainda em 2013 XRE 300 ganhou suas primeiras grandes mudanças, especialmente com uma atualização no visual. Os painéis laterais foram redesenhados, junto do novo tanque de combustível, com capacidade para 13,4 litros.
Na parte técnica a novidade era a chegada do motor flex. O novo propulsor ainda rendia os mesmos 26,1 cv e 2,81 kgfm com gasolina, enquanto com etanol eram 26,3 cv e 2,85 kgfm. Mas o modelo era disponível ainda nas versões com e sem ABS.
Em 2016 a moto ganhou um novo painel de instrumentos e novos comandos no guidão. A capacidade do tanque de combustível aumentou sutilmente, para 13,8 litros. Além disso, o motor flex teve uma redução de potência e torque para 25,6 cv e 2,8 kgfm, para atender às novas normas de emissões de poluentes e sanar os referidos problemas…
Em 2019 a trail ganhou um conjunto visual completamente novo, com carenagens redesenhadas, bico menor e linhas mais compactas. Além disso, recebeu iluminação full LED e painel tipo Blackout.
O motor seguiu o mesmo monocilíndrico, DOHC de 291,6 cm³. O suficiente para uma velocidade próxima dos 130 km/h e consumo médio de 25 km/l a 28km/l. Feita para enfrentar as adversidades de terreno, as suspensões têm 245 mm de curso na frente e 225 mm atrás.
As rodas aro 21 na dianteira e 18 na traseira tem aros e a balança são em alumínio. Segurando o conjunto com peso seco de 148 kg está disponível o ABS de dois canais, mas sem a possibilidade de desligamento parcial ou total.
A XRE 300 seguiu firme nas concessionárias, disponível até sua versão 2022 – disponível nas três versões ABS, Rally e Adventure, com apenas diferenças no visual. No entanto, ainda em 2023 a moto teve uma pausa na produção, indicando a chegada de uma nova geração ou modelo.