O nome Titan foi introduzido na linha CG da Honda em 1994. O modelo foi a substituta da CG Today. Essa primeira das CG Titan ainda tinha a capacidade do motor em 125 cc. Foi somente em 2015 que nasceu a Honda CG 160 Titan, já como modelo 2016, trazendo mais torque e maior potência do novo motor de 160 cc.
Honda CG 160 Titan: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
A Honda CG 160 Titan foi a substituta da CG 150, que já era a moto mais vendida do Brasil. O então novo modelo de 9ª geração da CG teve como principal novidade o motor maior. No entanto, o propulsor já havia feito sua estreia anteriormente na NXR 160 Bros.
Um novo motor de um cilindro e 162,7 cc de cilindrada, com injeção eletrônica e sistema flex. Uma usina que com a explosão extra do etanol rende 15,1 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e 1,54 de torque a 6.000 rpm. Com gasolina são 14,9 cv a 8.000 rpm. Segundo a marca, o suficiente para médias acima dos 40 km/litro.
Honda Start, Fan, Cargo e Titan
Apesar de manter a identidade da geração anterior, a Honda CG 160 Titan teve mudanças nas carenagens frontais, semi-carenagens laterais, defletores e assentos. Além disso, o tanque de 16 litros ganhou linhas mais altas na parte superior e recebeu uma tampa com visual mais esportivo.
A Titan também se diferencia da versão intermediária da CG, a Fan. Desta forma, a Titan se apresenta como o modelo topo de linha da família CG. No entanto, o chassi seguiu sendo o mesmo da geração anterior e também compartilhado por toda a linha 160 da street. Apenas houve a adoção de reforço para adotar o novo motor.
A linha da CG 160 tem como versão de entrada a Start, mais básica com freios a tambor nas duas rodas e sem motorização flex. A gama também conta com a CG 160 Cargo, destinada para o dia a dia no trabalho e equipada com bagageiro de acabamento cromado, projetado para transportar até 20kg.
Honda CG 160 Titan 40 anos
Em 2017, a Honda CG completou 40 anos de mercado nacional, após seu lançamento em 1976. Para comemorar esse marco, a fabricante lançou uma edição especial da Titan limitada a 7.000 unidades, com grafismos exclusivos.
O modelo diferenciado chegava apenas na cor branca como base, com detalhes em azul e vermelho nas laterais. Além disso, o conjunto tinha rodas em dourado. Nada mudava no conjunto. A moto tinha o mesmo motor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) de 162,7cm³, freio dianteiro a disco e traseiro a tambor.
Assim como todas as CGs da história, essa edição especial 40 anos era fabricada em Manaus (AM). O modelo especial chegou ao mercado dia 06 de outubro, em versão única, com preço público sugerido de R$10.290 na época!