Criada especialmente para atender o público brasileiro, a Biz é um sucesso estrondoso no país - somando mais de 4 milhões de unidades emplcadas, desde 1998. Assim, a Biz 125 é famosa por ser econômica e robusta, além de ganhar pontos pela 'ausência de embreagem', facilitando a pilotagem.
Honda BIZ 125: ficha técnica, consumo, fotos
A Biz é da categoria de motos CUB (Category Upper Basic – categoria básica superior) e foi desenvolvida pela Honda especialmente para o nosso mercado nacional. O modelo chegou ao país em 1998 como substituta da Dream C-100 e logo se tornou um sucesso. Era econômica, leve e tinha comodidades como o espaço sob o banco e embreagem automática com câmbio rotativo.
A primeira grande atualização da Biz aconteceu em 2005, com o lançamento da Biz 125. O novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado, tinha potência de 9,1 cavalos e 1,06 kgfm. Ou seja, essa segunda geração a Biz aposentou a antecessora de 100cc e apresentou um visual mais moderno.
Mas a comodidade foi mantida, como o bagageiro sob o assento e o referido câmbio rotativo com embreagem semiautomática, que dispensava a necessidade da mão esquerda para trocar as marchas. Além disso, o tamanho das rodas seguia com aro 17 na frente e 14 atrás.
Já no ano de 2006, a maior novidade do modelo era a inserção de freio a disco na roda dianteira. Essa versão era chamada de Biz 125+ e seguia com o mesmo conjunto já conhecido. Claro, com a adição do disco na roda da frente ainda sem ABS.
Em 2009, a Biz 125 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio era cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada, que já registrava na casa dos 30/40 km/Litro.
Tudo sobre a Biz 125
Em 2011, o modelo ganhou a sua terceira geração com a versão do motor Flex e a capacidade do tanque aumentada de 4 para 5,5 litros. No ano seguinte foi lançada a Biz 100, como opção de entrada, uma versão mais simples e menos potente da 125.
Dotada de agora com tecnologia permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção a Biz 125 seguiu um sucesso. A potência máxima anunciada se manteve em 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm - com ambos os combustíveis.
Por fim, a quarta e atual geração foi lançada em 2018. Desta vez, a Biz 125 ganhou visual renovado, novo grupo ótico frontal, freios combinados CBS e painel digital. Aliás, o painel passou a contar com a função Eco-Lamp, uma luz que auxilia o piloto a encontrar o modo mais econômico de pilotar. Além disso, houve a ampliação do espaço sob o assento e a adoção da inédita tomada 12V.
Consumo da Honda Biz 125
O baixo consumo é um dos pontos altos da Biz 125, econômica tanto de manter quanto na hora de parar no posto de gasolina. É comum ver relatos de motociclistas que rodam mais de 50 km por litro com suas motos... e até mais! Foi o que aconteceu em nosso último teste com a Honda Biz. Na ocasião, ela fez médias acima dos 70 km por litro em perímetros urbanos, rodando com velocidades entre 40 e 60 km/h.