Motos da marca Ducati
A Ducati iniciou suas atividades em 1926, na cidade de Borgo Panigale – Bologna, na Itália. A empresa familiar começou fabricando componentes para transmissões de rádios. Entretanto, devido à II Guerra Mundial, as fábricas da marca foram destruídas.
Desta forma, os Ducati planejaram novos produtos, a fim de conquistarem novamente o sucesso no fim dos conflitos. Assim, a marca se firmou no setor mecânico em 1946. Mas foi somente em 1952 que a primeira moto Ducati foi criada: Cruiser 175 cc.
Em 1960 a marca lançou o sistema de válvulas “desmodrômico” para motores de competição, que passou a equipar também as motocicletas de rua e segue até os dias de hoje.
Contudo, em 1983 a Ducati foi comprada por Cláudio e Gianfranco Castiglioni e passou a fazer parte do grupo Cagiva. Mas em 1996, o fundo de investimentos americano Grupo Texas Pacífico assumiu a gerência da marca.
Por fim, em 2012 a Ducati foi arrematada pela fabricante alemã de carros de luxo Audi - que é controlada pelo grupo da Volkswagen. Com o novo dono a marca italiana desembarcou oficialmente no Brasil.
Ducati Brasil
A italiana Ducati conta com sua unidade brasileira da instalada em Manaus, em uma parceria com a fábrica nacional da Dafra. Assim, a marca do Brasil é a responsável pela montagem de todos os modelos da empresa europeia, que são comercializados no mercado nacional.
Essa operação em parceria, realizada na capital do Amazonas, é a segunda da marca instalada fora do seu país sede. Entretanto, a Ducati oferece também em seu catálogo brasileiro modelos exclusivos de edição limitada, estes são fabricados diretamente pela matriz na Itália, em Borgo Panigale.
Em 2022, ano em que a marca comemorou os 10 anos de presença oficial no mercado brasileiro, a Ducati alcançou o número de 10 mil motos produzidas no país. O modelo de moto responsável pela marca histórica foi uma unidade da Streetfighter V4, uma hypernaked lançada pela marca italiana em meados de 2021.
A Ducati Streetfighter V4 S é equipada com motor Desmosedici Stradale, dotado de 208 cv de potência, 1103 cm³. Trata-se de uma moto que tem o mesmo desenvolvimento de um protótipo da MotoGP, com comando de válvulas desmodrômico que permite ao motor alcançar altas rotações para alta performance.
Atualmente, (2024) a Ducati conta com cerca de 16 concessionárias no Brasil. Além disso, a marca tem 16 “Ducati Official Club” que contam com mais de 2.300 associados.