![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/address-ag.jpg)
Motos da marca Suzuki
Muito antes de sonhar em produzir motos, a Suzuki especializou-se na construção de teares para tecelagem, atividade que cresceu exponencialmente até à Segunda Guerra Mundial.
Porém, após o conflito houve uma crise no setor têxtil e a marca começou a cogitar entrar em outros setores. Na fase pós-guerra, o desejo de mobilidade da população japonesa levou ao florescimento de inúmeras fábricas de bicicletas motorizadas.
Foi Shinzo Suzuki, diretor da empresa na época, que moveu o desejo de uma nova forma de mobilidade para dentro da marca. Foi assim que, cansado de voltar para casa pedalando – muitas vezes contra o vento – teve a ideia de um novo produto em 1951.
Assim, graças à experiência adquirida pelos técnicos com teares têxteis, nasceu a “Power Free”, a primeira moto da marca.
Avançando no tempo, atualmente, a Suzuki conta com a representação dos seus produtos pelo mundo em mais de 112 países, com 18 fábricas em 16 países.
J Toledo Motos do Brasil
Em 1992, a Suzuki chegou ao Brasil por meio da sua representante J Toledo Motos do Brasil. Esta empresa nacional detém o direito na fabricação e comercialização das motocicletas da marca japonesa para todo o território brasileiro.
Neste início das operações da JTZ, foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800. Já em 1994 teve início a produção SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Pólo Industrial de Manaus.
Isso porque, a JTZ é instalada em Manaus, com a linha de fabricação e montagem com treinamento de engenheiros especializados da Suzuki Motor Corporation. Aliás, a linha Suzuki no Brasil é composta por motos de diferentes categorias, desde street, naked, adventure até supersport.
Em 1995 ocorreu o lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600. Já no ano seguinte foi a vez do lançamento da GSX-R750 (SRAD). E no mesmo ano de 1996 chegaram ao Brasil os modelos motocross RM125 MX, RM80, e RM250, além do modelo enduro RMX250.
Em 1997 teve início a produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus. Foi também a época da chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL1000S. Nesse mesmo ano foram lançadas a Intruder 250 e a Katana 125.
Em 1998 ocorreu o lançamento da lendária Hayabusa, ainda em sua primeira geração. Entrando em 2000 a JTZ trouxe os modelos DR-Z 400E (primeira enduro de 4 tempos) e a Burgman 400, que estreavam no mercado.
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/address-ag.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/bandit-1250.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/bandit-600.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/bandit-650.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/bandit-1200.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/boulevard-1500.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/boulevard-800.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/burgman-400.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/burgman-650.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/burgman-125.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dl-650.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dr-350.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dr-650.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dr-800.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dr-z-400.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/en-125.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/freewind.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gs-500.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-650f.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-1100.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-1300.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-r-1300.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-750.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-r-1000.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-r-1100.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-r-750.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-r-750-srad.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/intruder-125.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/intruder-lc-1500.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/intruder-vs-1400-glp.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/intruder-vs-800-glp.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/katana.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/lets-ii.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/marauder.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rf-600.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rf-900.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rm-125.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rm-250.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rm-80.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/rmx-250.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/savage.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/tl-1000.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/vx-800cc.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsr-150i.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsr-125.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsr-750a.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gladius.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gs-120.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-1250fa.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/boulevard-1800.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-s-750.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/intruder-vs-250.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/inazuma.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/dl-1000.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/v-strom-1000.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/v-strom-650.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/v-strom-1050.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/gsx-s-1000.jpg)
![](https://www.motonline.com.br/storage/guides/suzuki/hayabusa.jpg)