A Honda Pop é um sucesso da marca que se destaca sendo o modelo mais acessível entre todos da linha Honda. Trata-se de uma moto econômica, tanto no que diz respeito ao consumo de combustível quanto à manutenção. Fácil de usar, e por ser uma moto leve e prática, atrai desde iniciantes até quem busca um transporte barato.
Honda Pop 110i: ficha técnica, consumo, fotos
O primeiro modelo foi a Pop 100 de 2006, ainda com o motor herdado da C 100 Dream. Foi somente no Salão das Duas Rodas de 2015 que a Honda apresentou a segunda geração do modelo: a Pop 110i.
Como o nome indica, a novidade foi um novo motor com incremento de capacidade, que passou dos 97,1 cm³ originais para 109,1 cm³. Além disso, ocorreu a troca do carburador Keihin pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Uma novidade obrigatória em função da entrada em vigor, a partir de janeiro de 2016, do PROMOT 4 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Segundo a marca, as mudanças resultaram em maior desempenho, com a potência máxima crescendo em quase 30%, enquanto o torque subiu mais de 20%. Além disso, graças a injeção eletrônica a economia cresceu em 8%.
Novos freios combinados
Em 2019 a Pop 110i teve a introdução do sistema de frenagem CBS – Combined Brake System. O CBS reparte a força de atuação do freio igualmente entre os dois eixos, enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes, para frear a roda da frente e a traseira. Uma novidade que tornou-se obrigatória pelo Contran.
Pop ganha partida elétrica
A Pop modelo 2025 seguiu com 110 cilindradas, mas o motor recebeu uma série de retrabalhos internos. E externos, também. As inúmeras mudanças foram realizadas para que o modelo atendesse as novas exigências do Promot 5, na nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar para Motos.
Com as novidades, a Pop acabou ficando 6% mais potente e com 5% mais torque. Agora, a usina de 109,5 cm³ entrega 8,43 cv e 0,94 kgf.m de torque máximos, a 7.250 e 5.000 rpm. Antes, eram 7,9 cv e 0,9 kgf.m, nas mesmas rotações. A alimentação continua por injeção eletrônica.
Outra novidade foi a partida elétrica. A tecnologia era aguardada pelos fãs do modelo desde seu lançamento da moto e está disponível agora a partir do modelo 2025. Assim, o pedal de partida deu lugar ao pequeno botão posicionado ao lado do acelerador, no punho direito.
Transmissão semiautomática
O modelo 2025 da Pop também deixou de lado a manete esquerda. Isso porque a moto mais barata da Honda ganhou a embreagem centrífuga, ou seja, o famoso ‘câmbio semiautomático‘ já valorizado há muitos anos na Biz.
E o funcionamento é exatamente como na Biz. Não é preciso puxar a embreagem com a mão para dar partida ou trocar as marchas. Além disso, o câmbio é rotativo, numa eterna sequência de 1-2-3-4-neutro, sem precisar voltar manualmente todas as marchas até chegar no N.
Consumo e velocidade final
A Pop 110i continua econômica. Segundo os dados de homologação, aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a Pop 110i 2025 faz 49,1 km por litro num circuito misto estrada e cidade. Rodando apenas em área urbana, passa com facilidade dos 50 km/litro.
Já a velocidade máxima é de 93 km/h reais – cerca de 105 km/h no painel analógico. Um pequeno aumento em relação ao modelo 2024, que registrou 90 km/h nas mesmas condições.