Honda NC 750X - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Honda NC 750X
A Honda NC nasceu com a proposta de um novo conceito de motocicleta, explicitado pela sigla escolhida, NC, derivada de “New Concept”. Lançado no Brasil em 2012, o modelo estreou aqui pouquíssimo tempo após ter chegado ao mercado europeu.
Honda NC 750X: ficha técnica, consumo, fotos
A Honda NC 750X é uma moto com aspectos bem peculiares e inovadores. O modelo tem motor bicilíndrico, cuja arquitetura com cilindros inclinados 62º à frente facilitou a criação de um compartimento. Esse espaço é localizado onde geralmente está o reservatório de combustível, sendo capaz de abrigar um capacete integral.
Entretanto, ao longo dos anos a Honda NC 750X foi sendo atualizada pela marca. O modelo recebeu um upgrade no motor, que passou dos 670cc da versão inicial para 745cc, em 2015.
Com isso, a moto teve aumento de 8% no torque, que foi de 6,4 kgf.m para 6,94 kgf.m - aos 4.750 rpm. Enquanto isso, a potência saltou de 52,5 cv para 54,8 cv aos 6.250 giros. Na época, a Honda declarou que a NC 750X ficou ainda mais econômica. A partir de medições, o melhor consumo foi divulgado em 31,77 km/litro e o pior 23,30 km/litro.
No ano seguinte, mais atualizações de caráter estético e técnico foram aplicadas à motocicleta. Assim, a NC recebeu suspensões de maior curso, iluminação por LED, novo painel e ampliação do compartimento de 21 para 22 litros.
Câmbio DCT
Em 2022, a NC 750X foi alvo de uma profunda e importante atualização. A moto ganhou uma versão com câmbio DCT, uma novidade de transmissão de dupla embreagem, já presente na scooter X-ADV, na grã-turismo GL 1800 Gold Wing e em versões da Honda CRF 1100L Africa Twin.
O câmbio DCT permite operação manual, usando os comandos situados no punho esquerdo do guidão. Quando o modo automático é selecionado, são quatro as configurações disponíveis, com três níveis.
O primeiro nível é o mais tranquilo, usado no modo RAIN. Já os níveis 2 e 4 determinam trocas das marchas altas a rotação mais elevada, convenientes aos modos de condução STANDARD e SPORT.
No modo USER é possível selecionar um quarto padrão DCT, intermediário entre as características encontradas no modo STANDARD e SPORT em termos de agressividade na mudança de marchas.
Em 2024, a NC 750X DCT se tornou o segundo modelo, com a exclusiva tecnologia da Honda, a ter produção local confirmada na fábrica da marca em Manaus (AM).