Honda BIZ 125 - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Honda BIZ 125
Criada especialmente para atender o público brasileiro, a Biz é um sucesso estrondoso no país - somando mais de 4 milhões de unidades emplcadas, desde 1998. Assim, a Biz 125 é famosa por ser econômica e robusta, além de ganhar pontos pela 'ausência de embreagem', facilitando a pilotagem.
Honda BIZ 125: ficha técnica, consumo, fotos
A Biz é da categoria de motos CUB (Category Upper Basic – categoria básica superior) e foi desenvolvida pela Honda especialmente para o nosso mercado nacional. O modelo chegou ao país em 1998 como substituta da Dream C-100 e logo se tornou um sucesso. Era econômica, leve e tinha comodidades como o espaço sob o banco e embreagem automática com câmbio rotativo.
A primeira grande atualização da Biz aconteceu em 2005, com o lançamento da Biz 125. O novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado, tinha potência de 9,1 cavalos e 1,06 kgfm. Ou seja, essa segunda geração a Biz aposentou a antecessora de 100cc e apresentou um visual mais moderno.
Mas a comodidade foi mantida, como o bagageiro sob o assento e o referido câmbio rotativo com embreagem semiautomática, que dispensava a necessidade da mão esquerda para trocar as marchas. Além disso, o tamanho das rodas seguia com aro 17 na frente e 14 atrás.
Já no ano de 2006, a maior novidade do modelo era a inserção de freio a disco na roda dianteira. Essa versão era chamada de Biz 125+ e seguia com o mesmo conjunto já conhecido. Claro, com a adição do disco na roda da frente ainda sem ABS.
Em 2009, a Biz 125 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio era cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada, que já registrava na casa dos 30/40 km/Litro.
Tudo sobre a Biz 125
Em 2011, o modelo ganhou a sua terceira geração com a versão do motor Flex e a capacidade do tanque aumentada de 4 para 5,5 litros. No ano seguinte foi lançada a Biz 100, como opção de entrada, uma versão mais simples e menos potente da 125.
Dotada de agora com tecnologia permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção a Biz 125 seguiu um sucesso. A potência máxima anunciada se manteve em 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm - com ambos os combustíveis.
Por fim, a quarta e atual geração foi lançada em 2018. Desta vez, a Biz 125 ganhou visual renovado, novo grupo ótico frontal, freios combinados CBS e painel digital. Aliás, o painel passou a contar com a função Eco-Lamp, uma luz que auxilia o piloto a encontrar o modo mais econômico de pilotar. Além disso, houve a ampliação do espaço sob o assento e a adoção da inédita tomada 12V.
Consumo da Honda Biz 125
O baixo consumo é um dos pontos altos da Biz 125, econômica tanto de manter quanto na hora de parar no posto de gasolina. É comum ver relatos de motociclistas que rodam mais de 50 km por litro com suas motos... e até mais! Foi o que aconteceu em nosso último teste com a Honda Biz. Na ocasião, ela fez médias acima dos 70 km por litro em perímetros urbanos, rodando com velocidades entre 40 e 60 km/h.
- manutenção simples
- peças com preço justo
- copatibilidade de peças e acessórios de customização
- agilidade nas mudanças de curvas
- usada tem bom preço, melhor custo/benefício
- mesmo a 125cc faz tranquilo 36km/l na cidade
- os contras da pra corrigir com tunning mas precisa de registro em documento (os pneus largos não);
- embreagem no pé ajuda mais do que atrapalha, chega a ser esportivo pelas trocas rapidas
- peso muito baixo, moto leve
- pequena, da pra guardar em local apertado e pegar corredor tranquilo
- o bagageiro embutido vale ouro!
- tanque pequeno, existe espaço mas não foi usado
- motor amarrado poderia ter ao menos 12hp/125 e 9hp/100cc
- pneus estreitos deslizam fácil, recomendo kit sport
- suspenção precária, poderia ser melhor pois o motor não fica fixo na balança como scooters
- farol fraco demais
- na estrada exige muito cuidado e habilidade por ser lenta e ter suspensão ruim
- modelo 2011 ou mais antiga tem pedaleira do passageiro na balança
- freio a tambor praticamente não freia acima de 70km/h
- muito baixa, pedaleira/motor arrasta com facilidade
-balança muito curta, passageiro pesado pode desequilibrar a moto
- nova é muito cara, não vale pois só corrigiram a pedaleira nos ultimos modelos
É uma moto pra quem gosta de praticidade, agilidade e estilo. A malinha dela faz diferença, dá até pra levar uma pequena feira sem se preocupar em amarrar e perder o espaço que seria do garupa.
A 2010 é linda, mas as mais novas eu não gostei não, exceto as EX que são bem interessantes. Não dá oficina, se depender da biz, as oficinas fecham.
Finalizando, eu judio muito da minha BIZ, eu encaro estrada em todo tipo de condição e até trechos um pouco acidentados. Na minha cidade as ruas são péssimas, a maioria das ruas nem tem calçamento, e mesmo assim ela passa rindo de uma seta a outra. Pode acreditar, essa CUB não vai te desapontar.