Kawasaki Ninja 250R

Kawasaki Ninja 250R
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Visual:
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Conforto:
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Performance:
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Sobre a Kawasaki Ninja 250R

A Kawasaki Ninja 250 R fez uma série de fãs no Brasil e ainda hoje é cogitada por quem busca sua primeira esportiva. Na época, o modelo disputava espaço no acirrado segmento das esportivas de 250 cm³ com concorrentes como Kasinski Comet GT 250R e Honda CBR 250R. Confira todos os detalhes da moto que esteve à venda no mercado nacional de 2009 a 2012.

 

 

Kawasaki Ninja 250 R: ficha técnica, fotos, videos, consumo

 

A Kawasaki Ninja 250R foi a precursora das Ninja 300 e Ninja 400. O modelo que chegou no Brasil era semelhante ao produzido para o mercado europeu, que oferecia a injeção eletrônica - lançada no segundo semestre de 2007 como modelo 2008. Vale lembrar que a moto tinha sua versão carburada à venda ao mercado norte-americano.

Assim, tratava-se de uma esportiva atualizada às mais recentes novidades para o mercado nacional. No conjunto, banco baixo, leve, aceleração linear, bons freios e visual esportivo. No entanto, o modelo original 2009 chegou ao país primeiramente importado de forma ainda independente.

No segundo semestre daquele mesmo ano, a Kawasaki inaugurou a sua subsidiária e a linha de montagem em Manaus (AM). E a 250R representava aqui no país a chegada de uma categoria intermediária - entre as 250cc monocilíndricas e as 600cc. O novo modelo Ninja oferecia um novo patamar de potência e design inspirados por modelos de alta cilindrada da marca.

 

Potência e consumo da Ninja 250 R

A Kawasaki Ninja 250 R era movida por um motor de dois cilindros paralelos, com refrigeração líquida e comando de válvulas duplo (4 válvulas por cilindro). Um propulsor que entregava 33 cv a 11.000 rpm e torque de 2,2 kgf.m a 8.200 rpm.

Em nosso test-ride do Motonline, tivemos uma referência do consumo da moto, andando pouco e em circuito fechado. Trafegando em velocidades compatíveis com o uso normal em rodovias e urbano, foram 173,9 km que consumiram 6,249 litros de gasolina aditivada, resultando na média de 27,82 km por litro.

Tudo isso em conjunto com peso de 169 kg em ordem de marcha. Diga-se passagem, o modelo era deficiente em baixas rotações, por isso precisava de altos regimes para entregar sua melhor performance. E quando entregava, era capaz de alcançar os 100 km/h em cerca de 9 segundos e passar dos 150 km/h

 

Conjunto de sucesso da Ninjinha

O caráter dessa pequena Ninja era realmente esportivo, mas não deixava os iniciantes e despreparados com uma moto explosiva nas mãos. Assim, o consumidor ao comprar uma pequena Ninja 250 R tinha uma motocicleta divertida, mas não perigosa.

Para uma boa ciclística, a Ninjinha contava com garfo telescópico na dianteira de 37 mm e curso de 120mm. Na traseira, estava o monoamortecedor a gás com regulagem e 130 mm de curso. Outro destaque era o conjunto de freios a disco em forma de pétala em ambas as rodas.

 

 

Preço da Ninjinha 250

 

A Ninjinha Ninja 250R chegou em 2009 custando R$ 18.800 e depois de 20 agosto passou a ter o preço público sugerido de R$ 15.550. Valor reduzido provavelmente em função da sua nacionalização na montagem em Manaus.

 

 

Ninja 300 e Ninja 400

 

As concorrentes logo preparam suas respostas a 250R, desta forma, quatro anos depois a Kawasaki apresentou uma nova moto. Para buscar manter-se na liderança de performance na categoria foi lançada a Ninja 300 - que tinha novo design e 39 cv. 

E a performance da nova Ninja 300 não teve concorrência, até que a Yamaha apresentou a carenada R3 em 2015 com 42 cv. Como resposta, a Kawasaki lançou a Ninja 400 com seus 48 cv - com potencial de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e alcançar 180 km/h reais.

Ficha Técnica

Cilindrada: 249
Tipo de Motor: 4 tempos, 2 cilindros em linha
Arrefecimento: A líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 33.00 a 11000 rpm
Torque Máximo: 2.24 a 8200 rpm
Transmissão: 6 marchas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 37 mm de diâmetro e 120 mm de curso
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajustes
Chassi: Tubular, tipo diamante, em aço
Suspensão traseira: Monochoque, com link, com 130 mm de curso
Peso (seco): 150
Peso em movimento: 169 (MVOM)
Comprimento: 2085
Largura: 715
Altura: 1115
Altura do Banco: 790
Distância entre Eixos: 1400
Pneu Dianteiro: 110/70 17M/C
Pneu Traseiro: 130/70 17M/C
Capacidade do tanque: 17 litros
Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga da mola

Outras Versões

Ninja 250R:   2012 / 2011 / 2010 / 2009
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Todas as Avaliações da Kawasaki Ninja 250R

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Classificação
Comentários:
A moto de 250cm³ sem modificações capaz de alcançar 160km/h. É bonita, resistente.
As revisões são a cada 3 mil km, a moto está com 40000km, e não teve nenhum problema grave, fora as manutenções rotineiras, a relação ainda está boa, quando troquei as velas normais pelas iridium melhorou o consumo na cidade. Na estrada não mudou permanece nos 18km/l, a 80km/h em sexta marcha está próximo dos 6 mil rpm, a 120km/h em sexta marcha está próximo dos 9 mil rpm e a 140km/h em sexta marcha está próximo dos 10,3 mil rpm
Tem um consumo razoável, na cidade trocando marchas com 4mil rpm, faz 16km/l, na estrada em média a 115km/h com 150kg (piloto+garupa) faz 18km/l, trecho com poucas subidas. É necessário reduzir 5ª dependendo da subida para manter esta velocidade, sozinho "carenando", dá para subir a 130 -140km/h.
Se quiser desempenho tem q trocar bastante marchas.
A suspensão é boa, faz as rodas permanecerem em contato com o solo, transmitindo boa parte das irregularidades do piso ao piloto. Dá para inclinar bastante com ela, mas é bom lembrar que não é uma superesportiva, e também prestar atenção com o escapamento e o descanço.
Freia bem, dependendo da força trava a roda dianteira.
Tem um som característico.
Tive problema com guidão tremendo somente ao soltar as mãos do guidão, foi resolvido desentortando a roda, e agora da tampa do escapamento original que caiu.
Não sei se realmente é culpa da gasolina, ou é dos mecânicos que não conseguem regular a marcha lenta dela, em dias frios abaixo dos 20ºC, mesmo após o motor esquentar as vezes morre ao parar.
Prós:
- Resposta do motor em altas rotações;
- Freios
- Dirigibilidade;
- Iluminação do farol;
- Qualidade das peças no geral;
- Posição confortável, não é tão esportiva.
- Baixa vibração
Contras:
- Resposta do motor em baixas rotações;
- Conforto dos bancos;
- Parafusos de enfeite no escape do escape original enferrujam; (esses parafusos parecem de enfeite pois pensava q a parte cromada era rebitada, mas não o são, eles seguram aquela tampa do escape)
- Falta lampejador de farol alto, pisca alerta;
- Pneus originais duros de mais, tem alta durabilidade, mas em dias frios, ou chuvosos tem certo problema, mas só dirigir com cautela que reduz o problema.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
40800
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/05/2023
SIM
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7 pessoas gostaram
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Classificação
Comentários:
Uma moto robusta, com um som maravilhoso. Particularmente eu me adaptei muito bem a moto, e gostei da posição de pilotagem (que me senti melhor do que quando tinha a Fazer). A velocidade de cruzeiro é excepcional. Fazer viagens ao lado de motos grandes sem perder em nada é muito bom. A presença urbana dela é OTIMA, pois você acaba sendo visto muito facilmente e isso ajuda muito a evitar acidentes e a ganhar passagem quando está se tentando ultrapassar.
Quando andando "com o torque nas mãos" a moto faz qualquer coisa que você quiser, desde acelerar instantaneamente até parar, fazer curvar arrastando a pedaleira no chão ou ir de 0 a 100km/h em 5,4segundos.
O comportamento em autódromo é o de uma tipica Esportiva e a diversão é garantida.

A freagem da moto é MUITO BOA. E falando em freios, um conselho que dou: As pastilhas de freio de ambas as rodas é o mesmo modelo da pastilha dianteira da Fazer 250.

A moto poderia ter um aro mais largo, juntamente com o pneu. Quando troquei o traseiro por um 140, a segurança nas curvas melhorou muito.
O engate de marchas é perfeito, e achar o neutro quando se pára nos semáforos é fácil e intuitivo.
O Preço da manutenção em autorizadas é absurdo, e a Kawasaki deveria rever tanto o preço quanto a qualidade que suas revendas aplicam.

A moto é ótima. De longe é a melhor aquisição que tive.
Recomendo 100%.
Prós:
-Comportamento esportivo;
-Velocidade final;
-Dirigibilidade;
-Freagem;
-Cambio preciso;
-Giro;
-Consumo em Viagens;
-Posição de Pilotagem;
-Preço;
-Acabamento;
-Motor Bicilíndrico.
Contras:
-Design do painel;
-Design do tanque de combustível;
-Aderência dos pneus em curva;
-Torque em baixa;
-Autonomia poderia ser maior (tanque de 19L);
-Conforto para o Garupa;
-Manutenção na Autorizada;
-Preço das Peças.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada, Pista
Quilometragem:
21000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto muito boa anda bem ótimo freio e estabilidade e visual encantador
Contras:
Difícil de achar peças e gastona pela sua cilindrada ela não é mto econômica não
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada, Pista
Quilometragem:
43000
Manutenção:
Difício
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Avaliação de Leandro da Silva
Enviada em 12/01/2024
SIM
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1 pessoa gostou
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Classificação
Prós:
Visual incrível, chama atenção em todos os lugares, mesmo entre motos maiores.
Ótima para que faz uso da moto na cidade mas gosta de pegar a estrada no final de semana.
Consegue facilmente manter uma média de 160km/h e não deixa a desejar nas curvas.
O ronco do motor é muito agradável e seu painel, embora alvo de críticas, é bonito e de fácil visualização.
Posição de pilotagem confortável, permitindo que se mantenha uma posição ereta e braços relaxados.
Contras:
O conforto do banco deixa um pouco a desejar, tanto para o piloto quanto para o garupa.
O motor deixa a desejar em baixa rotação, o que faz falta em arrancadas, mas acima dos 6000/7000 a moto fica esperta, ótima para pilotar.
O consumo também assusta um pouco (na casa dos 18km/L na cidade e 21km/L na estrada) quando você lê comentários de motos 600cc que também fazem essa média.
Em trechos longos: uma pequena vibração do motor incomoda um pouco, chegando a deixar mão e braço dormente; a posição das pernas gera leve incomodo no joelho, fazendo-se necessário esticar as pernas ou, se possível, algumas paradas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
17000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Dirigibilidade. Conforto. Elegância. Potência
Contras:
NDN
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
2700
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 23/05/2023
SIM
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33 pessoas gostaram
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Classificação
Comentários:
Após 1 ano e meio com a moto venho aqui novamente para prestar minhas impressões sobre a moto, vou começar dizendo que além de ser a melhor compra que já fiz, foi disparada a melhor moto que já tive em minha vida, a moto é muito robusta, não dá problema algum, tirando as luzes de seta e uma lampada de farol, nunca tive que trocar nada além dos fluídos e filtros. Se você esta vindo de uma categoria inferior 125cc ou até mesmo 250cc/300cc street, e tem pretensões em adquirir uma moto que não seja um mero meio de transporte, essa moto é o primeiro passo do motociclismo esportivo, seus trajetos serão cada vez maiores pois a distância percorrida com esta moto é diretamente proporcional ao bom humor, portanto a mesma se torna um tanto quanto viciante e qualquer tempo que se passa longe dela passa mais devagar. Mas como nada é perfeito a kawasaki tratou de implantar um defeito nela, que são os péssimos pneus IRC, que pregam susto a cada vez que você acelera antes do recomendado nas curvas ou entra em um piso de baixa aderência, no molhado então é bom ser religioso ou ter um bom anjo da guarda, é uma moto extremamento polivalente, ela aceita fazer viagens de 100,200,500,1000,2000km sem reclamar, nenhuma concorrente de até 400cc permite viajar com tamanha tranquilidade e reserva de potência caso seja necessário, tirando é claro sua "irmã maior" a ninja 300, que por sinal não é tão boa de pista quanto a 250 que tem um conjunto mais leve, e eficiente para andar forte nas curvas de baixa e média velocidades. A moto poderia ter mais torque em baixas rotações, facilitaria bastante a vida no trânsito, para amenizar este problema comprei e instalei velas iridium e o filtro de ar K&N, a melhora foi grande e agora o motor tem mais disposição nas rotações mais baixas, quando eu quero consigo fazer médias de consumo de 25km/l mas quando estou com pressa faço 17km/l ou seja a máxima do "cavalo anda, cavalo bebe é muito adequada a esta moto, pena que o cavalo está correndo muito. No mais não entendo porque a kawasaki descontinuou este modelo aqui, não que a 300 não seja uma boa moto, mas acredito que exista lugar para as 2 motos no nosso mercado, assim como é feito na Índia por exemplo no mais é uma moto imbatível em relação custo x benefício, ainda com a vantagem de ser uma moto muito pouco visada para roubos, e uma coisa que é impossível de se ver é um proprietário insatisfeito com a moto, simplesmente não existe!!
Prós:
Motor sensacional, suspensões excepcionais, design fantástico (o melhor é que as mulheres adoram), freios salvadores, dinâmica de moto de pista, em locais "travados" anda mais que muita esportivas 600 e 1000cc, faróis competentes, posição de pilotagem confortável e na medida para pretensões esportivas, carenagem perfeita para altas velocidades e por último é uma moto muito boa de mercado, acha-se muitos interessados em pouco tempo de anúncio.
Contras:
Pneus originas de fábrica IRC ruins no seco, terríveis no molhado.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada, Pista
Quilometragem:
7500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/06/2023
SIM
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41 pessoas gostaram
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Classificação
Comentários:
Boa moto para o dia a dia, principalmente pequenas viagens, porém não muito boa na cidade devido a temperatura do motor com trânsito parado.
Prós:
Potência para estrada, bom arranque na categoria, estabilidade em altas velocidades, consumo.
Contras:
Design ultrapassado, consumo, preço, aquecimento na cidade (com baixa ventilação), painel incompleto.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Estrada
Quilometragem:
16000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 12/06/2023
SIM
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40 pessoas gostaram
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Classificação
Comentários:
Excelente moto para a categoria, para usos urbanos é fácil de se pilotar, porém para rodovias máximo que chega é 160-170, mas por ser 250 e com dois cilindros está de bom tamanho. É uma moto que para quem não conhece fala que é 1000cc, é quase, porém com um motor pequeno rs. Não me arrependo de ter comprado ela, para quem quer começar no mundo das SS ela é praticamente igual, mudando poucas coisas é claro. Em fim, pelo preço que tem usadas para venda vale a pena comprar.
Flws....
Prós:
Moto leve, potente (para a categoria), ótimo custo beneficio para quem está começando e tem um visual sem igual.
Detalhe é uma moto de dois cilindros que com um giro aos 13 ou 14 mil rpm faz barulho de uma 600cc. E por ser dois cilindros sua potencia sai na frente das demais concorrentes.
Contras:
Peças com preço de moto 600cc.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
13000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Classificação
Comentários:
A Ninja continuada sendo um sonho e uma lenda, e com 250cc, é ideal para uso misto urbano-estrada. Comparando as opções que temos nas esportivas de baixa cilindrada entre custo, manutenção, seguro, desempenho, pós venda, revenda e marca, a Ninja atropela todas as concorrentes!
Prós:
É uma moto que chama atenção pelo visual bem esportivo, mas a posição de pilotagem é bem confortável pois vc não fica tão deitado como nas superesportivas de alta cilindrada. A moto anda bem, sendo superior em alta rotação e velocidade que as similares de 250cc, principalmente na estrada e na cidade tem um bom desempenho no trânsito, caso não queira ficar cortando no meio dos corredores. Na cidade faço cerca de 18-19 km/L e segurando a moto já fiz 20km/L, na estrada cheguei a fazer mais de 23km/L. Das esportivas de baixa cilindrada é a que tem o melhor custo benefício, se considerar o custo de manutenção. Minha verdinha saiu da revisão dos 3mil km essa semana e só trocou o óleo (obrigatório) e as pastilhas de freio traseiro, mas isso pq eu ando com o pé apoiado no freio e isso desgastou as pastilhas. O custo de seguro com rastreador também é bem acessível, pois a cilindrada é baixa para os bandidos e a marca é pouco visada, não tem mercado para peças usadas. Outras marcas japonesas tem índice de roubo muito alto e outras marcas dão muita manutenção após os primeiros mil km.
Contras:
Minha principal reclamação é levar garupa na moto. Não tem alças, o banco é pequeno e desconfortável e dependendo do tecido da calça, escorrega um pouco nas freadas. Mas considerando que é uma esportiva, isso é algo bem comum. O painel já foi muito criticado pelas revistas especializadas e eu concordo, é muito antiquado para uma Kawasaki e muito simples para uma lenda como a Ninja.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
3000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Classificação
Prós:
Moto muito bonita , boa de arrancada nao consome mto , é uma esportiva perfeita para vc aprende como se anda em uma grande.
Contras:
Vibração em alta velocidade , aquecimento muito rapido em baixa velocidade , largura do pneu traseiro deveria ser 150/70 -17
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Pista
Quilometragem:
15000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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