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A Yamaha é uma marca mundialmente conhecida por ter diversos modelos em inúmeras categorias. A marca japonesa tem famosas motos naked, trail e esportivas. Entretanto, nem todas estão no Brasil. Confira 5 motos incríveis que adoraríamos ter à venda por aqui.

1 – Yamaha MT 15

Após o lançamento da esportiva R 15, a naked MT 15 passou a ser uma das motos mais aguardadas pelos fãs da marca aqui no Brasil. Contudo, sua vinda é improvável, uma vez que seu lugar no catálogo já é ocupado por outro modelo, a FZ 15.

Yamaha MT-15

A pequena MT-15 é um modelo global da marca e costuma ser oferecido junto da ‘irmã’ R15. Será que um dia teremos essa dobradinha aqui no Brasil, também?

Entretanto, a MT 15 é de fato uma moto fascinante. O modelo, além de ter o motor monocilíndrico de 155 cc da R15, conta com itens como embreagem assistida e deslizante, controle de tração e ABS na roda dianteira. Sem falar claro do visual da família naked MT. Infelizmente, não tem lançamento confirmado ao Brasil.

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2 – Yamaha R1

A Yamaha R1 nasceu em 1998 e logo ganhou notoriedade no mundo por seu desempenho e por herdar componentes da M1, protótipo usado pela marca japonesa na MotoGP. E no mesmo ano a moto chegou ao Brasil.

Yamaha R1

Yamaha R1 segue viva na Europa e entrega quase 200 cv em sua versão de rua

Entretanto, essa lenda se despediu do mercado nacional ainda em 2016, mas seguiu à venda no exterior. E na Europa o modelo segue com o motor de quatro cilindros, de 998cc, com refrigeração líquida. Mas agora, é capaz de gerar 198 cv de potência e 8,3 kgfm de torque. Enfim, bem que poderia fazer um retorno ao país…

3 – XSR 700

A estreia mundial da XSR 700 aconteceu ainda em 2015 e desde então só o que pudemos ver foi a expectativa do mercado e fãs aqui no Brasil. O projeto japonês faz parte da família “Sport Classic” e tem a filosofia de design “Faster Sons” da montadora, que homenageia a herança das clássicas motos da marca.

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Yamaha XSR 700

XSR 700 surfa na onda retrô, trazendo elementos estilísticos de motos como a icônica XS 650, da década de 1970

No conjunto, a XSR apresenta o mesmo motor de dois cilindros paralelos da naked MT-07. Um propulsor de 689 cm³ rende 74.8 cv a 9,000 rpm de potência e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Contudo, é seu visual naked retrô que é o destaque principal do modelo.

4 – SR400

Falando em visual clássico, a SR400 foi lançada originalmente em 1978 e desde então seguiu viva no mercado mundial, à venda em vários países do mundo… E praticamente sem alterações, por 45 anos!

Yamaha SR 400

SR 400 é um verdadeiro kit sobre rodas para um retorno ao passado

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Entretanto, um fato que chama a atenção é que aqui no Brasil nunca tivemos oficialmente a moto nas lojas – infelizmente. O modelo lembra muito a Yamaha RX 180, que foi fabricada e vendida por aqui nos anos 1970 e 1980. Contudo, a SR 400 é movida por um monocilíndrico de 399 cm³  – que entrega 23 cv e 2.7 kgf.m.

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5 – Ténéré 700

O primeiro modelo Yamaha Ténéré chegou ao Brasil na década de 1980. Já a última moto da família aventureira da família se despediu do país em 2018. Desde então, parece que o mercado nacional é o único das redondezas da América do Sul que ficou sem os modelos Ténéré.

Yamaha T7

T7 tem uma ficha técnica já conhecida – e muito cobiçada – com tanque de 16 litros, distância do solo de 240 mm e o motor CP2 bicilíndrico de 689 cc, com 72 cv e torque de 6,8 kgf.m

Sim, países como o Chile, Venezuela, Paraguai, Argentina e Colômbia já têm a nova Ténéré 700. Entretanto, aqui no Brasil, por mais que o público e fãs solicitem, a marca ainda não lançou o modelo. Contudo, o conjunto de “trail raiz” da nova Ténéré segue sendo admirado pelos brasileiros.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]