Publicidade

Confirmando uma série de rumores e indícios, uma nova fabricante parece pronta para desembarcar no Brasil. E das grandes! Veja quais as ações mais recentes da TVS e como são as novas motos que devemos ter em breve no mercado nacional.

 

TVS irá trazer novas motos ao Brasil

Recentemente, a TVS encerrou sua parceria de longa data com a Dafra, alimentando as expectativas de que teríamos uma operação oficial da gigante indiana no Brasil. Agora, a fabricante colocou no ar o seu site com domínio brasileiro.

novas motos tvs

Com mais de 3,4 milhões de motos vendidas em 2023, a TVS é uma das maiores marcas de motos do mundo. E parece pronta para entrar no Brasil

Publicidade

Ainda em inglês, o espaço apresenta a companhia e alguns de seus principais produtos ao ‘Brazil’. Segundo as informações, a TVS é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo e 112 anos de história, período no qual já atendeu mais de 50 milhões de clientes numa operação ‘verdadeiramente internacional’.

Aprofundando o quesito histórico, o site mostra uma linha do tempo. Tudo começa em 1911, quando o empresário Thirukkurungudi Vengaram Sundram Iyengar criou uma linha rural de ônibus no sul da Índia. Depois iniciaram as vendas de carros, representações e, em 1943, as atividades industriais.

Enfim, o Brasil irá entrar na lista de países com representação da TVS. Gigante indiana está presente em mais de 80 territórios, com forte operação na África, Ásia e América Latina

O nome TVS surgiu em 1978, quando o negócio com ônibus, carros, peças e motores já estava solidificado. As motos vieram logo depois, em 1980, com pequenos modelos de 50 cilindradas. Após inovações como a primeira moto nacional com câmbio de 5 velocidades, a companhia faturou prêmios como o Deming Award e projetou-se internacionalmente.

Publicidade

 

Quem é a TVS

Nos anos 2000, a TVS explodiu. Lançou a série Apache – que já soma mais de 4 milhões de motos emplacadas -, abriu fábricas em outros países (como a Indonésia) e apresentou novos modelos de scooters, streets e motos para trabalho. Algumas, como a Jupiter, levaram apenas um ano para vender 500 mil unidades.

Além de famosa por suas próprias motos, a TVS também atua com outras marcas. Ao lado da BMW, desenvolveu a plataforma de 310 cc

Sua envergadura também atraiu a atenção de outras grandes marcas do segmento, como a BMW. Com a alemã, a TVS desenvolveu a série de 310 cc, que gerou as pequenas G 310 R e G 310 GS de um lado, e Apache RTR 310 do outro. Em 2023, a TVS vendeu mais de 3,2 milhões de motos.

Publicidade

Já sua história com o Brasil começou em 2011, através da parceria com a Dafra. Assim, a primeira moto montada em Manaus e distribuída no Brasil era a Apache 150. Depois vieram outras, até o ciclo encerrar com a RTR 200. Além disso, atualmente a startup de delivery Mottu oferece a Sport 110i.

Veja também:

novas motos tvs apache dafra

TVS começou sua parceria com a Dafra em meados de 2011, oferecendo a Apache 150

 

Novas motos da marca no Brasil

A TVS ainda não fez nenhum comunicado sobre sua nova operação no Brasil. Assim, nada é oficial quando falamos numa possível fábrica, localização de lojas, preços ou até mesmo quais modelos estarão disponíveis por aqui.

novas motos tvs no brasil

Por enquanto, site brasileiro mostra apenas três modelos. Curiosamente, todos conhecidos do público local

Neste momento, o site brasileiro exibe apenas 3 modelos, todos já conhecidos do público local. A Sport 110 e duas versões da Apache RTR 200, as 4V e 4V FI. Porém, não é possível precisar quais as novas motos que virão e nem quando.

No exterior, ela possui um lineup vasto na baixa e média cilindrada, com cerca de 20 produtos entre diferentes modelos e versões. Há scooters, streets, ‘tuc tuc’, pequenas esportivas e até scooters elétricas.

novas motos tvs

No exterior, a TVS possui motos de vários tamanhos, finalidades e categorias. Tem até scooters elétricas, como a iQube. Porém, não sabemos quais virão ao Brasil

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza