Publicidade

A polícia da Europa quer reduzir os roubos de moto de uma maneira diferente. Para isso, os europeus já desenvolveram um novo método criativo. Confira como eles estão enfrentando o problema que também está presente no primeiro mundo.

Spray de DNA contra roubos de moto

Problemas de roubos de moto parecem que não são uma exclusividade do Brasil. Sim, sabemos que acontece em todo mundo. Porém, na Europa a questão também já faz com que a polícia crie novas formas para resolver isso.

No Reino Unido, a Police Scotland está passando a pulverizar spray de DNA em motos e motociclistas. Por quê? Segundo o órgão, é uma forma fácil de “marcar” aqueles que fogem da polícia caso não possam ser apanhados.

Spray de DNA

Spray de DNA contra roubos de moto “marca” os objetos com uma formula única

Publicidade

Aliás, é possível marcar tanto a motocicleta quanto quem a monta e suas roupas. Tudo isso de forma inofensiva, tanto para objetos quanto para pessoas. Além disso, de forma invisível, porque o spray de DNA não deixa vestígios.

E os “pulverizados” vão desde os que estão a realizar manobras arriscadas no trânsito com uma moto, até os criminosos sobre rodas. Com um simples spray, não há necessidade de contato físico, desta forma, diminui o risco na ação policial.

Veja também:

Publicidade

Como funciona o spray?

A novidade parece semelhante ao spray de pimenta, que a polícia também usa. Entretanto, o novo equipamento tem uma borrifada mais precisa que um spray caseiro. Além disso, o segredo está guardado justamente no “DNA”.

Spray de DNA

Polícia está a implementar a novidade em mais zonas do país, ao que parece que de fato é uma medida eficaz

O spray tem uma fórmula única, mas que aparece sob luz ultravioleta e também é codificado. Desta forma, a novidade representa uma prova forense, que pode ligar as marcas que deixa a roubos de moto, por exemplo.

Além disso, o spray não pode ser limpo das superfícies onde cai. Portanto, não há como escapar, o indivíduo ou motocicleta marcado será posteriormente reconhecido. Enfim, de acordo com os responsáveis, estes sprays em Edimburgo já reduziram os crimes a bordo de motocicletas em 60%.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]