O mercado das scooter ADV, grandes e pequenas, está mais quente do que nunca. O nicho de modelos “aventureiros urbanos” conta a cada dia com uma moto diferente chegando. Entretanto, nem todas desembarcam no Brasil. Confira algumas que faltam no país.
1 – Kymco CV-L6 – Scooter ADV
O mais recente sucesso do nicho das scooter ADV foi inaugurado pela Honda, com o lançamento da X-ADV. O modelo de 750 cc da marca japonesa está presente no Brasil. Porém, no exterior a grande aventureira já tem concorrente confirmada, a Kymco CV-L6.
Recentemente apresentada na Europa, a CV-L6 compartilha seu conjunto com a AK 550 vendida no Brasil. Desta forma, apesar do modelo ainda estar estreando no exterior, poderia vir ao mercado nacional, levemente menos potente, mas um pouco mais acessível que a X-ADV.
2 – Yamaha Zuma – Scooter ADV
Apesar do recente sucesso dos modelos scooter ADV Honda, a ideia de uma aventureira utilitária é antiga… A Yamaha Zuma, por exemplo, foi lançada pela primeira vez no mercado norte-americano ainda no final da década de 80. Na época, uma excêntrica scooter com toques off-road, movida por um motor 2 tempos de 50cc.
Contudo, o modelo segue vivo no mercado, se modernizou e hoje é uma novíssima 125 cc. A moto tem para-lama alto na dianteira, farol duplo de LED, mas as pequenas rodas de aro 12 de liga leve calçam pneus sem câmara com gomos altos. Uma curiosa scooter aventureira, mas que nunca chegou ao Brasil.
3 – Hero Xoom 160, a rival da Honda ADV 150
Ok, quando se fala em scooter ADV, sem dúvidas o maior sucesso atual pode ser elencado a Honda ADV 150. O modelo japonês também está presente no Brasil. Entretanto, no exterior já tem inúmeras concorrentes, às vezes mais completas e acessíveis.
Neste sentido, a indiana Hero lançou a Xoom 160. Isso mesmo, uma 160cc, já vem pronta para concorrer com a Honda ADV 160, atualização ainda não lançada no nosso país. A Xoom tem tudo que o nicho exige, iluminação de LED, smartkey e painel digital. Entretanto, a marca ainda não está no Brasil.
4 – Bristol ADX 160
Como destacado logo acima, a Honda ADV já evoluiu e agora é uma scooter de 160 cc no exterior, ainda mantendo o visual inspirado na irmã maior X-ADV. E claro, a pequena segue sendo a fonte para clones também. A marca de motocicletas Bristol Motorcycles, com sede nas Filipinas, apresentou a sua interpretação – na forma da ADX 160.
Diga-se de passagem, a Bristol é uma importadora de modelos da China. Contudo, o destaque é que a empresa oferece modelos a preços acessíveis e repletos de itens de série. Nesse sentido, a chinesa ADX 160 se diferencia de sua concorrência japonesa com um pára-brisa ajustável, rodas raiadas de pneus sem câmara, tela TFT e garfo invertido – tudo de série.
Veja também:
- Honda vendeu mais de meio milhão de motos em 2023
- Ela está de volta! Caloi relança a Mobylette com novidades
- Veja o ‘comparativo’ entre a ADV 150 e a X-ADV
5 – Peugeot XP400
Sim, a Peugeot também entrou na onda das scooter adventure e lançou a XP400 na Europa. Ou seja, a famosa fabricante de carros é mais uma a competir no segmento de scooter ADV. Com motor monocilíndrico de 400 cc e 36,7 cavalos, ela chega até mais potente que a Honda ADV 350, com 28 cv, aliás está última a única aventureira da marca japonesa ainda não disponível no Brasil.
Além disso, o modelo francês tem um belo conjunto, com rodas de 17 e 15 polegadas, calçando pneus Pirelli Scorpion Rally – destacando suas pretensões aventureiras. A moto tem ainda painel TFT de 5 polegadas, sistema de partida sem chave, protetores de mãos e tomada USB.