As motos BMW têm uma legião de fãs ao redor do mundo. E sua história ganhou ainda mais prestígio recentemente, quando a companhia fortaleceu o acervo do seu Museu para valorizar o aniversário de 107 anos da empresa. Como nem todos têm a oportunidade de ir até Munique ver as atrações de perto, resolvemos mostrar 5 de suas motos incríveis virtualmente.
1 – R 32 / Motos incríveis BMW
O modelo R 32 é nada menos que a primeira motocicleta BMW, fabricada sob os comandos de Max Friz. Além disso, essa máquina apresentou o que se tornaria uma marca registrada das motocicletas da marca: o motor boxer!
Sem dúvidas, é uma das motos incríveis presentes no museu da marca. Nascida na década de 1920, o modelo tinha motor 198 cc, gerava 8,5 cavalos, mas já atingia uma velocidade máxima de 100 km/h.
2 – R 90 S – Motos incríveis BMW
Em 1973 a BMW celebrou os 50 anos de suas motocicletas. Naquele mesmo ano, a R 90 S marcou o regresso da empresa aos esportes, desde a R 69 S. A novidade tinha motor de 898 cc e carburadores Dell’orto de 38 mm, entregando 67 cv e a uma velocidade máxima de 200 km/h.
Além disso, a R 90 S tinha carenagem dinâmica e uma pintura esportiva e elegante – inicialmente disponível em Smoke Silver. Um ano mais tarde também foi lançada a coloração clássica Daytona Orange, para atrair especialmente os condutores mais empolgados.
3 – R 80 G/S – a precursora das big trails
Em 1980 a BMW lançou uma inovação completa no mundo dos motores boxer: a R 80 G/S. Foi o nascimento de uma das motos incríveis da história e que marcou o início de uma mudança no mundo das duas rodas. Surgiu assim o segmento que hoje é famoso com as big trail.
A R 80 G/S chegou com um motor de 797 cc, de 50 cv e pesando apenas 186 kg. Como destaque, a G/S permitia não só o uso no off-road leve, mas também uma boa condução dinâmica em estradas asfaltadas.
4 – K1 – a inovadora incompreendida
Em 1988 a BMW lançou um um marco da aerodinâmica sobre duas rodas: a K1. O modelo foi a primeira moto com conceito de carenagem completa. Isto incluía carenagens dianteiras e traseiras, bem como uma roda dianteira parcialmente coberta.
A K1 tinha 100 cavalos e atingia velocidade máxima de 230 km/h. Além disso, introduziu no mercado novidades como o sistema ABS. Entretanto, durou pouco, visto que chegou em uma época de crescentes novidades rivais.
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5 – R 1100 RS – a revolucionária
Quando chegou na década de 1990, a R 1100 RS estava repleta de inovações. O motor era refrigerado a ar/óleo, com tecnologia de quatro válvulas, injeção eletrônica de combustível e o desempenho era de 90 cavalos.
Entretanto, não menos fascinante foi o conceito da estrutura. O modelo tinha braço oscilante Paralever e a inovadora suspensão dianteira Telelever. E na base de tudo isto estava um conceito de chassis completamente novo, com o motor sendo um elemento de suporte de carga.