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Se você está chegando agora ao mundo das duas rodas e ainda não sabe a diferença entre freios ABS e CBS, estamos aqui para ajudar. Iniciante de moto, tenha em mente que as siglas são parecidas, mas o modo de funcionamento, não. Veja as diferenças e saiba qual o melhor.

 

Iniciante de moto: CBS ou ABS?

Antes de entrar nas diferenças técnicas, vale lembrar que desde 2019 todas as motos 0km vendidas no Brasil são obrigadas por lei a adotar um sistema auxiliar de frenagem. Modelos de até 300 cilindradas podem usar o CBS, enquanto motos maiores são obrigadas a oferecer ABS. Ou seja, estes recursos não são ‘bônus’ oferecidos pelas marcas em suas motos, mas sim obrigatoriedades legais.

iniciante de moto, freio abs ou cbs

O ABS garante muito mais segurança e controle, especialmente em emergências – como dias chuvosos ou mudanças repentinas de direção – Foto: Bosch

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Como funciona o ABS

Talvez um iniciante de moto ainda não saiba, mas os freios das motocicletas adotam as mesmas arquiteturas vistas nos carros. Assim, os sistemas mais simples têm lonas (ou tambores), enquanto os mais avançados contam com discos, pinças e pastilhas. Em motos de alta cilindrada, é comum ter discos duplos na dianteira, inclusive. Já o funcionamento por ABS e CBS são assistências de frenagem. Ou seja, recursos que visam melhorar o desempenho do sistema.

 

 

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O ABS é o sistema anti-travamento (do inglês Anti-lock Braking System) e, como o nome sugere, tem uma missão: evitar que a roda trave durante uma frenagem. Parece simples, mas isso gera um ganho imenso de segurança por ampliar significativamente o controle do piloto sobre a moto e reduzir as chances de queda. Se a roda travar enquanto você freia, especialmente em pista molhada, uma queda é quase certa.

Para isso, ele usa sensores. Seu trabalho é fazer uma ‘leitura’ da rotação das rodas, dosando a pressão enviada pelo sistema de freios para que ela seja forte o suficiente para reduzir a velocidade, mas não o bastante para fazer com que os pneus derrapem. É uma tecnologia que, literalmente, pode salvar sua pele.

iniciante de moto freio abs

A primeira moto a receber ABS foi a BMW K1, em 1988. Atualmente, sistema é obrigatório para todas as motos com mais de 300 cc no Brasil

Aqui, uma curiosidade. Você sabe quando surgiu o ABS e quem o criou? O sistema é obrigatório nas motos vendidas no Brasil há apenas 5 anos, mas foi desenvolvido há quase um século! Surgiu na Alemanha, em 1936, pelas mãos da Bosch. O primeiro carro a adotá-lo foi o – também alemão – Mercedes S W116, mas apenas em 1978 – 42 anos após a criação do sistema. E demorou ainda mais para chegar nas motos. A primeira motocicleta com ABS foi a BMW K1, de 1988 – motivo pelo qual ela é considerada uma das motos que mudaram o mundo. E era alemã, também.

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Quando freia, o peso é jogado para a parte da frente da moto, fazendo com que a traseira fique leve, seja ‘arrastada’ e possa até perder o contato com o solo. Por isso, o freio dianteiro é quem realmente para a motocicleta

Veja mais:

 

O que é ABS de dois canais?

O freio ABS pode estar presente nas duas rodas da moto ou apenas na dianteira. Se for encontrado em ambas, é popularmente conhecido como ‘ABS de dois canais’, uma vez que tem o canal da frente mais o traseiro.

honda adv 150 - detalhes

ADV 150, Crosser, FZ 15, NK 150, Lander 250… muitas motos têm ABS apenas na dianteira – não é o ideal, mas o suficiente para garantir mais segurança que o CBS

Mas a moto também pode ter ABS somente na dianteira. É uma solução mais econômica, mas ainda muito eficiente, que as marcas encontraram de disponibilizar a tecnologia para motos de baixa cilindrada.

E por que a dianteira ao invés da traseira? Simples, porque numa frenagem o peso da moto se move para a parte frontal, garantindo ao freio dianteiro um poder de frenagem e precisão muito maiores que na roda traseira – que tende a ser arrastada pelo deslocamento do peso. Por isso os discos dianteiros são sempre maiores que os traseiros, pode observar.

 

 

Freio CBS, é bom?

Já os freios CBS são bem mais simples. Também chamados de ‘combinados‘, o que eles fazem nada mais é do que distribuir parte da frenagem para a roda dianteira quando você aciona o freio traseiro – geralmente, numa proporção 20% na frente e 80% atrás.

iniciante de moto e o freio cbs

No CBS, quando o piloto aciona o freio traseiro, parte da força é enviado para a roda dianteira. Sistema é simples e pode ser encontrado em motos de até 300 cc

Aqui a ideia não é exatamente evitar o travamento das rodas, apenas auxiliar o motociclista a usar os dois freios simultaneamente, ampliando o poder de frenagem da moto. Claro que as chances das rodas traseiras travarem acabam reduzindo automaticamente. E seu funcionamento costuma ser mecânico, por cabos, sem sensores ou componentes eletrônicos envolvidos.

Outra curiosidade. Os freios combinados são geralmente conhecidos como CBS, mas podem ter vários nomes. A Honda adota o termo Combi Brake, enquanto a Yamaha usa UBS (Unified Brake System). Já a Dafra, por exemplo, prefere FH-CBS.

 

Para iniciante de moto, é melhor freio ABS ou CBS?

Se os freios ABS garantem mais segurança aos pilotos experientes, imagine para os iniciantes – que ainda não sabem como frear corretamente. O sistema anti-travamento é muito mais eficiente, especialmente em emergências ou piso molhado, onde permite mais controle da motocicleta e reduz significativamente a chance de quedas. Isso não significa que o CBS seja ruim ou ineficiente, apenas é um mecanismo mais simples, barato e limitado. Por isso, não encontrado em motos maiores e mais potentes. Não importa a cilindrada, se puder escolher, vá sempre de ABS.

 

iniciante de moto deve escolher o freio abs

Freio ABS garante mais segurança, especialmente em emergências. Invista um pouco mais e escolha um modelo com a tecnologia

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza