Publicidade

A próxima etapa está chegando! O BITES, campeonato nacional de enduro de big trail, realiza a segunda prova da temporada 2024 neste final de semana, no interior de São Paulo. Conheça o evento e veja seu calendário.

Enduro de big trail 

Como o nome sugere, o Big Trail Enduro Series (BITES) é um campeonato destinado às grandes motos on-off-road. A disputa é formada por uma série de etapas, onde cada organizador local tem liberdade para promover uma competição única, com características próprias.

Os principais desafios enfrentados pelos participantes são: single tracks, estradas de servidão e obstáculos artificiais. Além disso, as disputas são contra o relógio. Ou seja, quem faz o menor tempo com a big trail vence!

BITES

As categorias do BITES são divididas por cilindradas, afinal o mercado de big trails tem uma grande variedade de modelos com potencias diferentes

Publicidade

 

Como surgiu

A ideia surgiu após um dos membros da organização do campeonato nacional de Hard Enduro (HEBS), participar das qualificatórias do GS Trophy – aquele evento desafiador da BMW. Durante essa experiência, Gustavo Narciso, esteve em contato com mais de 140 proprietários de big trails, amantes do off-road.

Deste encontro, o organizador enxergou a carência de uma competição exclusiva para esse segmento, um enduro de big trail. Logo em 2019, surgiu o primeiro teste do que se tornou o BITES, durante a última etapa do HEBS em Poços de Caldas (MG).

Neste teste, foram apenas 20 vagas – que esgotaram em 2 dias – e os pilotos que participaram pediram continuidade no projeto. Por fim, foi dada sequência ao recém-nascido BITES, o campeonato nacional enduro de big trail.

Publicidade
HEBS de 2019, King “OFF” The Jungle

BITES nasceu como um teste feito na última etapa do HEBS de 2019, no King “OFF” The Jungle

Veja também:

Categorias

Nem só de BMW’s GS 1250 vive o Bites. Atualmente, é possível competir com modelos a partir de 250 cilindradas, o que democratiza o acesso ao evento. Ainda asim, as estrelas são as grandes máquinas com mais de 1.000 cilindradas, claro.

• Trail: 240 a 499 cilindradas
• Trail feminina: 240 a 499 cilindradas
• Big: 500 a 750 cilindradas
• Big Trail Feminina: 500 cc ou mais
• Tourist Trophy: 500 cc ou mais
• Big Pro: 751 a 1.199 cilindradas
• Heavy Pro: 1.200 cc ou mais (ou motores boxer)

Publicidade

 

Calendário BITES 2024 

O BITES 2024 teve sua largada em Brasília (DF) e terá 7 etapas, passando por 5 cidades e 4 estados. O próximo desafio acontece neste fim de semana, de 12 a 14 de abril, em Araçariguama (SP). Veja o calendário completo:

1ª e 2ª Etapa (15 a 17 de Março) – Brasília – Distrito Federal
3ª Etapa (12 a 14 de Abril) – Araçariguama – São Paulo
4ª Etapa (21 a 23 de Junho) – Socorro – São Paulo
5ª Etapa (19 a 21 de Julho) – Carandaí – Minas Gerais
6ª e 7ª Etapa (13 a 15 de Setembro) – Siqueira Campos – Paraná

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]