Publicidade

Desejada no Brasil, uma famosa moto trail da Yamaha bateu um recorde mundial casca-grossa! Claro que estamos falando da Ténéré 700, aguardada por aqui desde 2019. Veja porque ela entrou para o Guiness Book mais uma vez – e qual preço teve de pagar para isso.

Desejada no Brasil, trail da Yamaha bate recorde mundial 

Uma Yamaha Ténéré 700 modelo World Raid GYTR quebrou o recorde de altitude do Guinness. Há exatos dois anos, o piloto Pol Tarres havia quebrado o recorde de altitude com sua 700, mas agora ele precisou ‘apelar’ para assegurar o título.

Ténéré 700 World Raid GYTR

Tarres viu seu recorde ser batido, então decidiu reconquistar sua marca de altitude com uma motocicleta

Na época, ele subiu 6.157 metros no Cerro Mecedario, localizado na metade argentina da Cordilheira dos Andes. Entretanto, poucos meses depois apareceu outro piloto e ultrapassou essa marca por apenas 300 metros. Que afronta!

Publicidade

Desta forma, o espanhol voltou a pegar sua trail da Yamaha e a empreender uma nova viagem. O retorno de Tarres foi no dia 12 de março de 2024 e na mesma zona geográfica, na fronteira entre Argentina e Chile.

Ténéré 700 World Raid GYTR - moto trail yamaha

A bordo de uma Tenere 700, a equipe decidiu ‘apelar’. Para bater um novo recorde de altitude, subiram nada menos que o vulcão mais alto do planeta

Na mais recente viagem, o piloto e sua equipe chegaram ao vulcão mais alto do mundo, o Nevado Ojos del Salado. O local também abriga o lago de maior altitude de todo o planeta. E foi neste contexto de uma aventura épica, que o atual recorde foi marcado em 6.677 metros com a Ténéré World Raid GYTR.

Veja também:

Publicidade

YZ450FX foi mais alto…

Obviamente, não foi uma tarefa fácil realizar o recorde com a trail da Yamaha. A Ténéré 700 World Raid tem o mesmo motor de dois cilindros paralelos de 698 cc, 72 cv e 6.8 kgf.m de torque. Entretanto, essa versão incorpora novas suspensões, garfo Kayaba e monoamortecedor Öhlins, com maior curso e totalmente configuráveis.

Além disso, planejar a façanha exigiu paciência. Mas Tarrés e sua equipe se prepararam durante duas semanas, para a falta de oxigênio nessas altitudes. No fim das contas, todos partiram do Refúgio Murray a 4.522 metros e levaram apenas 50 minutos para atingir um total de três recordes mundiais.

YZ450FX

Três recordes em um. Time cravou a mair altitude com uma motocicleta; a maior com uma bicilíndrica (tenere 700); e, com uma YZ 450 FX, a maior com uma monocilíndrica

Sim, eles alcançaram 6.677 metros com o Ténéré World Raid GYTR, o mais alto para uma motocicleta. Além disso, conquistaram o título da moto bicilíndrica que realizou a maior subida, com a própria Ténéré. Enfim, também estabeleceram um recorde geral de altitude com uma moto monocilíndrica, isso porque uma Yamaha YZ450FX da equipe – específica para cross country – subiu até 6.756.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]