Publicidade

A Bajaj Dominar 400 se destacou no lineup da marca. Famosa pelo custo benefício, logo se tornou a mais vendida da Bajaj no Brasil: de cada 4 Bajaj emplacadas, 3 são de 400 cc. Vale a pena comprá-la? Confira bons motivos para ter, mas alguns para ponderar.

Bajaj Dominar 400 – 5 motivos para ter

1 – Bela ficha técnica 

Um dos principais pontos positivos da Bajaj Dominar 400 é o motor, desenvolvido em parceria com a KTM. Baseado na usina da 390 Duke, o monocilíndrico arrefecimento a líquido entrega bons 40 cv de potência. Além disso, rende 3,5 kgf.m de torque e tem câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante. Ou seja, é uma das motos 400 cc mais potentes do mercado nacional.

Dominar 400

Acessível e bem equipada, a Dominar 400 logo se destacou pelo ótimo custo benefício. Mas vale a pena comprar a moto mais vendida da Bajaj?

2 – Moto bem equipada

Outro atrativo da moto são os vários itens de série. O modelo tem iluminação full-LED, freios ABS nas duas rodas, tela LCD bipartida e entrada USB. Além disso, oferece protetores de mãos e de carenagem, apoio para costas do garupa e para-brisa. Tudo isso é original do modelo, e não opcionais que devem ser comprados à parte.

Publicidade

Tomada USB, painel completo e em dois níveis, iluminação full LED, comandos iluminados e muito mais. A Dominar 400 é a moto mais completa da categoria

 

3 – Versatilidade

Tecnicamente, a Bajaj Dominar 400 é uma moto naked. Entretanto, sua construção e itens de série lhe garantem eficiência em diferentes situações de uso, como cidade e viagens em estrada. Alguns mais animados, como a própria Bajaj em expedições, desafiam suas rodas 17″ e suspensão calibrada para o asfalto em estradas não pavimentadas e off-road severo. Está longe de ser uma trail, mas que vai, vai.

dominar 400 na estrada

Versátil, a Dominar 400 manda bem na cidade e em viagens no asfalto. Também agrada pela economia, que pode passar dos 30 km/litro

Publicidade

 

4 – A Dominar 400 é econômica

Falando em estrada, em viagens a moto indiana também oferece boa autonomia. Com médias logo acima dos 30 km por litro em tocada econômica, o modelo pode rodar quase 400 km sem abastecer. Isso graças ao tanque de 13 litros.

5 – O melhor custo benefício?

Por último, o destaque principal: o preço da Bajaj Dominar 400. A moto custa tem preço sugerido bem abaixo das concorrentes diretas. São R$ 24.900, encarando Yamaha MT 03 (R$ 32.090), Kawasaki Z 400 (R$ 33.490) e KTM 390 Duke (R$ 32.990).

Dominar 400 preço

Custo benefício é o ponto mais forte da Dominar. Modelo pode custar 10 mil reais a menos que principais concorrentes, oferecendo ‘uma naked a preço de street’

Publicidade

Mas nas lojas os preços tendem a mudar um pouco – e a Dominar fica ainda mais atrativa. Segundo a Fipe, a Bajaj costuma ser negociada a R$ 24.990; contra R$ 34.101 da MT 03, R$ 36.100 da Z 400 e R$ 35.875 da KTM. Ou seja, a diferença pode passar dos R$ 10 mil.

Veja também:

Motivos para não comprar a Dominar 400

1 – Peso

Ok, a Dominar 400 não tem o peso de uma grande moto custom. Entretanto, os 192 kg em ordem de marcha podem prejudicar um pouco o uso em cidades, especialmente para quem busca uma primeira moto. Para comparação, a moto indiana é 25 kg mais pesada que uma Z 400, concorrente direta.

Dominar 400

Peso da Dominar pode atrapalhar um pouco os mais novatos. Modelo marca 25 kg a mais na balança que algumas concorrentes

 

2 – Rede (ainda) pequena

A Bajaj está em expansão, mas até o momento a marca tem ‘apenas’ 11 concessionárias no Brasil. E 7 delas estão no estado de São Paulo. Isso restringe o acesso ao modelo, uma vez que a marca está concentrada basicamente no Sudeste. O Nordeste, segunda região mais populosa do país, tem loja apenas em Salvador. Já o Sul, conta apenas com uma em Florianópolis. Já o Norte e o Centro Oeste não tem nenhuma. Contudo, a marca promete duplicar suas lojas ainda em 2024.

A Bajaj está acelerando para abrir (ao menos) 10 novas concessionárias no Brasil, mas até lá sua operação está concentrada, basicamente, em São Paulo

 

3 – Peças e assistência técnica

A Dominar chegou há pouco mais de um ano no Brasil e vendeu ‘apenas’ 3 mil motos até aqui. Assim, o mercado de peças de reposição não tem a mesma envergadura que atende modelos mais tradicionais – especialmente de outras marcas. Assim, peças e serviços de manutenção ainda ficam restritos basicamente às concessionárias – que, como dito, ainda são poucas. Porém, a marca irá abrir sua fábrica no Brasil ainda em 2024, o que deve fortalecer seu pós-venda.

Dominar 400

Com poucas concessionárias e com fábrica ainda por inaugurar, marca tem presença pequena no país, limitando o mercado de peças e assistência

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]