À prova do tempo! Conheça a moto Honda que mantém sua receita há três décadas, permanecendo nas lojas do exterior há 31 anos sem qualquer mudança profunda. E agora parece que ela foi atualizada para 2024, será?
Uma moto Honda que (quase) não muda
A trail XR 650L 2024 é ‘novidade’ nos Estados Unidos. Sim, estamos falando do ícone no segmento de uso misto, apresentado ao mundo pela primeira vez em 1993.
O motor é um monocilíndrico SOHC de 644 cc refrigerado a ar e ainda com o “rupestre” carburador. Aliás, a usina da XR 650L ainda tem o cabeçote com comando simples, mas com quatro válvulas radiais – RFVC (Radial Four Valve Chamber) – como na antiga XLX 350R vendida no Brasil nos anos 1980. Assim, entrega 31 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque máximos.
Além disso, a moto Honda trail americana tem o mesmo chassi que os modelos anteriores. A moto também mantém o disco de freio de 256 mm na frente e disco de 220 mm na traseira. Tudo sem ABS ou qualquer tecnologia de assistência, claro.
A ficha técnica segue com garfo dianteiro e suspensão Pro-link atrás, ambas da Showa e com ajuste de compressão e retorno. Sim, um lapso de modernidade no projeto. Já as rodas seguem com foco no off-road, com tamanho de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas nas traseiras.
Veja também:
- Honda NX Sahara 350: review, fotos, consumo e mais
- XLX 350 R: preço, ficha técnica, consumo e mais
- Honda XR 250: review, fotos e ficha técnica da Tornado
Atualizada para 2024?
Para quem já viu a XR650L dos anos anteriores, a mudança no conjunto pode ter passado despercebida, mas está lá. Para 2024, a moto Honda recebe apenas uma pequena atualização de estilo visual.
Agora, listras vermelhas e azuis no tanque substituem o vermelho e preto – visto há anos no tanque com capacidade para 12,7 litros. Embora não pareça grande coisa, a novidade mesmo é que a moto segue em linha.
Quanto custa a moto Honda XR 650 L
Em 2024, esta moto Honda está à venda em pouquíssimos países. Entre eles estão os Estados Unidos, que tem legislação de emissões muito mais branda que as europeias, japonesas ou brasileiras. Por lá, a XL 650 R custa 6.999 dólares. Valor bem próximo ao de uma CB 500 X, negociada a 7.200 dólares. Em conversão direta, equivale a R$ 34.800.