5 motos Bajaj no Guia de Motos

Motos da Bajaj

Bajaj Auto Limited conta com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários. A marca, de origem indiana, é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do país, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca. Além disso, a empresa tem parcerias com outros grandes fabricantes mundiais, como a austríaca KTM, a sueca Husqvarna e a inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria. Segundo a marca, uma decisão estratégica, fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro. 

Nesta chegada ao mercado nacional, a marca oferece 3 modelos Bajaj disponíveis no cenário brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, todas montadas no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.

Contudo, em agosto de 2023, a Bajaj anunciou a estruturação de sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil. Localizada na cidade de Manaus (AM), a planta, que será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, terá capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e inicia operações em maio de 2024.

Motos por Marca