As motos elétricas estão cada vez mais populares, será que é hora de ter uma? Saiba destes pontos antes de comprar a sua!
O desempenho das motos elétricas ainda está aquém dos modelos a gasolina. De forma geral, elas apresentam comportamento similar a motos de até 150 cc, mas a maioria anda como uma moto de 50 cc.
Frequentemente, vemos modelos populares de elétricas abaixo dos 100 quilômetros de alcance. E tem ‘uma pegadinha’: os números máximos são obtidos apenas em condições específicas de uso.
De um inconveniente não é possível escapar: o tempo de recarga. Em resumo, as motos elétricas precisam de cerca de 3 a 5 horas para uma recarga completa.
A maioria das motos elétricas precisa de carteira de habilitação e emplacamento. São exceções apenas bicicletas elétricas (que tenham pedais) e alguns tipos de ‘autopropelidos’. Ainda sim, há uma série de regras para se encaixar.
Por fim, o preço das motos elétricas ainda é um dos grandes inconvenientes dos modelos. Via de regra, elas têm preços bem mais salgados que modelos à combustão com desempenho e proposta semelhantes.