Pensada e criada no Brasil, a Tornado 300 chegou ao nosso mercado em agosto do ano passado. Logo depois, o projeto começou a ser levado para outros países, sendo que a Argentina foi o primeiro a recebê-lo. Veja 3 diferenças sutis entre o modelo à venda por aqui e no país vizinho.
1 – Suspensão Showa
O primeiro destaque da Honda Tornado 300, na versão argentina, é a adição da suspensão da Showa, com o garfo dianteiro de 221 mm. Enquanto isso, na versão brasileira o conjunto do garfo tem 225 mm de curso. Na traseira, o modelo estrangeiro mantém o monochoque ajustável Pro-Link, com curso de 227 mm e regulagem em 7 posições.
No restante da ciclística, as motos brasileira e argentina são idênticas. Ou seja, têm rodas raiadas com aro de alumínio, de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Já os freios contam com ABS de dois canais, com disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo de comando hidráulico e disco traseiro com 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples.
2 – Mais cores além do vermelho
Curiosamente, a Honda XR 300L Tornado chegou à rede de concessionários brasileiros disponível somente em uma opção de cor: vermelho. Enquanto isso, na Argentina, os consumidores têm mais liberdade para escolher seu visual favorito. Por lá, o desembarcou também nas opções em cinza, com grafismo preto/branco/laranja e, branco, com grafismo vermelho/preto/branco.
E a diferença é apenas esta. Exceto as cores, o visual das duas motos é idêntico, marcado pela nova identidade visual da marca, banco reto e corpo esguio, onde o tanque de combustível é protegido por abas laterais e um invólucro plástico superior. Aliás, o tanque possui tampa tipo aeronáutica e capacidade de 13,8 litros (3,7 litros de reserva).
Veja também:
- Humilhou a rival? Quando a Tornado vendia 10x mais que Yamaha
- Nova XRE elétrica? Veja chinesa baseada na Honda
- Meio CB 500X, meio XRE 190; como é a CB 190X da Honda
3 – Onde é fabricada
A Tornado 300 brasileira é um produto totalmente nacional. Foi idealizada, projetada e é produzida no nosso país, tomando forma na imensa fábrica da Honda instalada no Polo Industrial de Manaus. Já o modelo à venda na Argentina herda o nosso projeto, mas possui produção local. A trail é fabricada na cidade de Campana, ao lado de Buenos Aires. Saiba mais sobre a fábrica argentina.