Três meses após o lançamento, a Suzuki Colômbia revela o preço da nova V-Strom 160, aventureira de baixa cilindrada que carrega o design das big trails da marca. O seu valor é competitivo, fazendo frente à XTZ 150 da Yamaha.
Por lá, a nova trail tem preço sugerido de 13,4 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 18.880) e é oferecida em três pinturas: amarelo/azul, branco/azul e preto/azul. Para comparação, a Yamaha XTZ 150, irmã gêmea da antiga geração da Crosser vendida no Brasil, parte de 12,9 milhões de pesos (aproximadamente R$ 18.055) e é encontrada nas cores azul/branco, branco/preto e preto/cinza.
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Quem leva a melhor? V-Strom 160 vs XTZ 150
Com motorização feita pela Haojue, parceira da Suzuki, a nova V-Strom 160 se junta à família de modelos: V-Strom 250SX, V-Strom 800 e V-Strom 1050 no segundo maior mercado do continente (perdendo só para o Brasil).
Apesar do nome carregar a ideia de um motor bicilíndrico em “V”, a nova integrante é tem 162 cc e um motor monocilíndrico, gerando 14,75 cv e troque de 1,4 kgfm, entregues a 8.000 e 6.500 rotações respectivamente. O câmbio é de 5 marchas, tanque de 13 litros de capacidade, rodas de 17 polegadas em liga leve e sistema ABS de canal duplo, ou seja, uma opção mais voltada para um uso “on road”.
Os números da concorrente da Yamaha são próximas. O motor de 149 cilindradas, também com transmissão de cinco velocidades que consegue entregar ao piloto 12,3 vc a 7.500 rpm e 1,3 kgf de torque entregues a 6.000 rotações. Tendo 12 litros de capacidade no tanque, a moto tem apelo para o “off road”: freio a tambor e roda de 17 polegadas na traseira; já na frente possui freio a disco e roda de 19 polegadas. Ambas são raiadas e tem pneus com câmara.
Em relação ao visual, a Suzuki apostou em linhas modernas e a estética chama bastante a atenção por parecer como uma “versão menor” da V-Strom 800. O modelo da XTZ 150 disponível na Colômbia já teve uma atualização no Brasil, conhecida como XTZ Crosser S 150, mas no país vizinho não está disponível.
Apesar do preço ser compatível, as duas motocicletas tem públicos diferentes. A Yamaha é mais voltada para os motociclistas que curtem uma trilha, passam por estradas de terras ou com maiores imperfeições, e com uma manutenção mais simples. Já a V-Strom 160 tem características mais voltadas para uso no asfalto e com conforto. Aqueles que querem mais agilidade nas cidades ou até fazer viagens podem se beneficiar pelo conjunto mecânico e a tecnologia embarcada na motocicleta.
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Assim como a nova geração da Crosser 150 não está disponível para os vizinhos colombianos, a nova Suzuki V-Strom 160 não tem nem previsão para chegar ao Brasil. O valor da Yamaha por aqui parte de R$ 21.290 no modelo 2025 e está disponível tanto na versão S quanto na versão Z.